Pesquisar este blog

domingo, 11 de abril de 2010

Disse que me disse: Projeto Estação Cultura

Após o declínio do transporte ferroviário brasileiro na década de noventa, muitas estações foram desativadas e, consequentemente, abandonadas e sucateadas. São patrimônios que aos poucos vão sendo esquecidos, destruídos e perdidos.



Em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, a estação ferroviária chegou a tornar-se um não-lugar. Deixou de ser utilizada após seu fechamento, o que gerou um processo de degradação ao longo dos anos. As telhas foram quebradas, a iluminação deixou de existir, e o interior da construção ficou extremamente sujo. Por certo tempo, aquele espaço estava perdido.

Essa situação começou a mudar em 2007, quando Marco Antônio de Almeida Costa idealizou o Projeto Estação Cultura, com o objetido de recuperar o patrimônio burnierense. Desde então, diversos eventos culturais e reuniões ocorreram para chamar a atenção da comunidade local, dos representantes políticos e das empresas. Com o apóio deles, o projeto ganha força para prosperar. Os primeiros a se unirem em torno da causa foram os cidadãos de Burnier, os quais fizeram a limpeza da Estação, dando vida nova ao local. Em seguida, representantes públicos se comprometeram a ajudar no seu âmbito de atuação. O mesmo fizeram algumas empresas.

A medida que a mobilização cresce, o projeto ganha mais vida. Assim, ele tem ótimas perspectivas de sucesso.

Para mais informações sobre o Projeto Estação Cultura, visite seu blog oficial:

http://www.projetoestacao.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário